Samaúma: A "árvore mãe" que cuida da saúde feminina.
- LuzdaMata Produtos
- 1 de mai.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de mai.

Conhecida também como árvore mãe na Amazônia, a Samaúma (Ceiba pentandra) chega a ter uma altura de 60 metros (aproximadamente um prédio de 20 andares) –Esta árvore colossal não é apenas um espetáculo visual com seu tronco gigantesco e raízes tabulares (sapopemas) que se assemelham a contrafortes de catedrais naturais, mas também um repositório de sabedoria ancestral e um potencial farmacológico que a ciência moderna começa a desvendar.
USO MEDICINAL: ENTRE CASCA, FOLHAS, FRUTOS E ÁGUA DA SAMAÚMA.
Das sementes também pode se extrair o óleo que, além do uso alimentar, é usado também na produção de sabões, lubrificantes e iluminação; além de ser eficiente no combate à ferrugem. Rica em proteínas, óleo e carboidratos, a torta das sementes serve de ração para animais e como adubo[1]- As sementes da samaúma podem ser uma "boa alternativa para a Produção de BIODISEl pois estavam dentro dos padrões de biodiesel recomendados (ASTM D6751 e EN 14214)."
A casca da raiz da árvore tem propriedades que se faz eficaz na diminuição da glicose, podendo potencializar o efeito da insulina aumentando a secreção pancreática (Djomeni et al., 2006). Além da casca, segundo a pesquisa de Anosike et al., é sugerido que o extrato metanoico, encontrado nas folhas da Samauma, são eficazes não somente para o tratamento da diabete mellitus, mas também para úlceras estomacais (Anosike et al., 2014). Outra forma de uso da planta é como analgésico e anti-inflamatório, oriundo do extrato aquoso do caule da árvore que contem flavorizantes, o efeito anti-inflamatório se dá pela inibição do desenvolvimento de edemas (Itou et al., 2014). 2
Folha, raízes, casca, semente e o óleo tem forte valor terapêutico (Nkouam et al., 2017). A casca da raiz da árvore tem propriedades que se faz eficaz na diminuição da glicose, podendo potencializar o efeito da insulina aumentando a secreção pancreática (Djomeni et al., 2006).
Sua seiva é eficaz no combate a conjuntivite e o chá de sua casca no tratamento contra malária, segundo cultura popular a Sumaúma auxilia a equilibrar no ciclo hormonal feminino além de auxiliar as mulheres a atravessarem a fase da menopausa, diminuindo calorões que as mulheres costumam ter nessa fase. Relatos de diversas usuarias comentam que pode auxiliar a regular a tireoide (exames antes/depois).
A psicóloga Karla Santos Meira residente na cidade de Boa Nova na Bahia utilizou em um tratamento pessoal e conta sua experiência.
"Durante o período menstrual eu sentia dores, minha pressão baixava e o fluxo de sangue era muito forte. Às vezes eu passava esse período sem sair de casa, pois os desconfortos desse momento me afetavam tanto que eu nem tinha condições de sair. Logo que comecei beber a Samaúma, o fluxo começou a regularizar e as dores diminuiram. Hoje meu período menstrual é bem mais tranquilo, pois o fluxo diminuiu e eu não sinto mais dores. Tive essa melhora significativa..."
Algo parecido ocorreu com Sandra F. Ferreira de Quedas do Iguaçu - PR que estava com muito sangramento durante o período menstrual. ela conta que: "segundo médico, devido ao grande fluxo no período menstrual poderia levar uma leucemia pois o corpo estava sendo forçado a produzir muito sangue, o que poderia acarretar problemas futuros. Após o uso constante puder notar uma redução significativa, pra ter ideia eu chegava acordar no meio da noite para fazer limpeza durante esse período. Após o uso da Samauma, não precisei mais, melhorou de forma significativa. "
CUIDADOS NO USO:
Há um alerta sobre possíveis efeitos tóxicos “a fração de clorofórmio demonstrou aumento em plaquetas e glóbulos brancos. Com base nisso, doses mais altas superiores a 400mg pode levar a trombose” (Muhammad et al.,2015, p.58). Porém, Sarkiyayi et al., afirma em seu estudo que a toxicidade encontrada no extrato aquoso das folhas da C.pentrandra são em baixa quantidade, e é, portanto, segura para o tratamento de doenças por meio de medicamentos fitoterápicos. Durante pesquisa de mestrado do discente Bruno Fontana em Química pela UTFPR de Pato Branco também se percebeu o aumento de atividade oxidante.
Atividade Anti-inflamatória e Analgésica: Diversos estudos in vitro e in vivo (com animais) demonstraram que extratos da casca e das folhas possuem significativa atividade anti-inflamatória e analgésica (alívio da dor). Isso pode ser atribuído à presença de compostos como flavonoides, taninos e saponinas, que são conhecidos por modularem vias inflamatórias no corpo. Atividade Hipoglicemiante: Alguns estudos preliminares em modelos animais sugerem que extratos da casca podem ter um efeito redutor nos níveis de glicose no sangue, oferecendo uma base científica potencial para o uso popular no manejo do diabetes. No entanto, mais pesquisas, incluindo ensaios clínicos em humanos, são necessárias para confirmar essa eficácia e segurança. Atividade Hepatoprotetora: Estudos em animais sugerem que extratos da Samaúma podem proteger o fígado contra danos induzidos por toxinas, indicando um potencial efeito hepatoprotetor. Banho Terapêutico: Banhos com folhas de Samaúma são considerados purificadores e energizantes por algumas tradições.
Bibiliografia:
Muhammad, H. L., Busari, M. B., Okonkwo, U. S., & Abdullahi, A. S. (2015). Biochemical effects of N-hexane and chloroform fractions of Ceiba pentandra leaf used in the folkloric treatment of diabetes. British Journal of Pharmaceutical Research, 6(1), 44-60.
Nkouam, G. B., Adjoh, G., Leudeu, C. B. T., Kouebou, C., Tchiegang, C., & Kapseu, C. (2017). Local uses of kapok (Ceiba pentandra Gaertn.) Tree from the Northern Part of Cameroon. International Journal of Environment, Agriculture and Biotechnology, 2(4), 238894.
Osuntokun, O. T., Ajayi Ayodele, O., Adeoye, M. I., & Odufunwa, A. E. (2017). Assessment of antimicrobial and phytochemical properties of crude leaf and bark extracts of Ceiba pentandra on selected clinical isolates found in Nigerian teaching hospital. Journal of Bacteriology and Mycology Open Access, 4(1), 17-23.
Filho, A. C. P. M., Ventura, M. V. A., de Souza Castro, C. F., Teixeira, M. B., Favareto, R., & Soares, F. A. L. (2022). Avaliação físico-química, fitoquímica e bioativa do extrato hidroetanólico das flores dE Ceiba pentandra (L.) GAERTN. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 108-124
[1] https://portalamazonia.com/amazonia/conheca-a-arvore-rainha-da-amazonia-a-gigantesca-sagrada-sumauma/
Comentários